Lagoa Verde é um recanto de águas rasas, tranquilas, tipicamente verdes e é um dos destaques da costa noroeste de Ilha Grande, bem próximo da Enseada de Araçatiba. Lagoa Verde também é um apelido turístico, como Lagoa Azul, o nome geográfico é Ilha da Longa. Com a maré em nível normal ou cheia fica separada de Ilha Grande, quando a maré esta bem baixa fica unida por estreita faixa de areia e pedras. É um dos poucos locais do planeta onde são encontrados corais esverdeados, por isso o nome. A fauna marinha é um espetáculo a parte pela pouca profundidade de suas águas transparentes e calmas.

As embarcações ficam ancoradas e os visitantes podem descer para nadar, flutuar com “macarrões” (flutuadores de espuma) fornecidos pelas tripulações. O local é perfeito para praticar snorkel, relaxar, nadar e mergulhar junto de pequenos peixinhos (“Sargentinhos” – nome científico Abudefduf) que ficam à espera de migalhas de pão e ração.

Você pode chegar aqui por passeio de escuna, traineira ou lancha que partem de:
Abraão, Enseada das Estrelas, Bananal, Sitio Forte e Araçatiba que é a localidade mais próxima. Veja mais informações em Passeios na Ilha Grande.

Também caminhando desde Sítio Forte ou Araçatiba pela trilha T06. No canto da Praia da Longa tem o acesso para a trilha até a Lagoa Verde.

Dica
  • Você poderá encontrar petiscos, água de coco e bebidas no restaurante flutuante ou por barcos/canoas bar que funcionam normalmente durante o verão;

Como chegar na Lagoa Verde:

  • Você pode chegar aqui por passeio de escuna, traineira ou lancha que partem de:
    Abraão, Enseada das Estrelas, Bananal, Sitio Forte e Araçatiba que é a localidade mais próxima. Veja mais informações em Passeios na Ilha Grande

  • Também caminhando desde Sítio Forte ou Araçatiba pela trilha T06. No canto da Praia da Longa tem o acesso para a trilha até a Lagoa Verde.