Jorge Grego é uma ilhota na costa sudeste de Ilha Grande, em mar aberto, de frente a enseada de Lopes Mendes e  Dois Rios. Tem cerca de 1 km² de área, é deserta, sem água potável e com vegetação baixa. O lado voltado para a Ilha Grande fornece abrigo às embarcações que são pegas pelo vento sudoeste. O nome Jorge Grego tem origem na lenda de um corsário que naufragou nas redondezas e abrigou-se na ilha por muitos anos. Como será que sobreviveu numa ilhota inóspita?

A Ilha de Jorge Grego é um dos melhores pontos de Mergulho de Ilha Grande. O ambiente subaquático oceânico é rico em corais, peixes, tartarugas, polvos, lulas, camarões, siris, cavalo marinho e golfinhos que costumam acompanhar as embarcações encantando os passageiros. No ar, as gaivotas e atobás moradores da ilha, estão sempre presentes.

O passeio de escuna, ou lancha, chamado Super Sul leva você até Jorge Grego. As embarcações autorizadas pela Capitania dos Portos para realizarem este passeio, Super Sul, partem em sua grande maioria da Vila do Abraão, no verão as saídas tem maior frequência. Ancoram na parte abrigada, de frente para a praia de Lopes Mendes e Dois Rios, onde os visitantes podem desfrutar a prática de snorkel para a observação de peixes e corais. Também é permitida a pesca com linha.

Dica
  • A realização deste passeio e atividade de mergulho está condicionada as condições climáticas, por tratar-se de navegação em mar aberto, fora do limite da Baia da Ilha Grande, e são poucas embarcações que estão tecnicamente habilitadas para transporte turístico no “lado de fora”.
    Portanto, procure realizar seus passeios em embarcações sérias e habilitadas, garantindo segurança e muita diversão a você e quem mais estiver junto!
.

Como chegar na Ilha de Jorge Grego:

  • Somente através passeio de escuna ou lancha, que partem de Abraão em sua maioria ou através da atividade de mergulho autônomo.