A Gruta do Acaiá esconde em seu interior um espetáculo maravilhoso. Aproximadamente 8 metros, abaixo do nível do mar, há uma fenda na pedra da costeira, por onde água do mar tem acesso a um salão subterrâneo onde há uma praia de pedra subterrânea. A luz solar, propagada na água forma o fenômeno da fluorescência que é impressionante. Na escuridão total, vemos uma névoa verde turquesa com pontos piscantes e brilhantes como se fossem diamantes.
A gruta possui cerca de 30 metros de largura e uma altura média de 1 metro. O acesso é por terra, descendo por uma caverna com passagem estreita e difícil, quase 10 metros do percurso é feito rastejando e é fácil sujar a roupa.
A trilha que Leva à Gruta do Acaiá é fácil de caminhar, com pequenas subidas e descidas, alguns trechos descampados, vegetação rala.
Curiosidade sobre a gruta do Acaiá:
A forma da gruta pode ser compara como uma garrafa, cujo fundo estaria ligada com o mar e o gargalo é a abertura acima do morro. Quando o mar está com correntes marinhas e ondas mais fortes, o movimento de sobe e desce das ondas dentro da gruta, provoca também um movimento no ar, de aspiração e expiração. A intensidade da corrente de ar pode tal que dá para esvoaçar os cabelos longos e se mais forte chega a agitar a folhagem das árvores que ficam no topo da entrada .
Há um pequeno sítio arquelógico na propriedade, popularmente chamado de sambaqui e em 2013, uma exploração arqueológica encontrou ossadas humanas que foram estimadas com 250 anos e 3000 anos.
- É útil o uso de lanterna de pilha. Vale lembrar que o flash das câmaras fotográficas ofuscará a luz do sol refletida na água do mar;
- O fenômeno da fluorescência é muito sensível a intensidade da luz solar portanto, em dias nublados não haverá;
- Não há energia elétrica, não há hospedagem, a localidade com pousadas mais próxima é Praia Vermelha;
- Como fica dentro de uma propriedade particular, sua manutenção e limpeza é feita pela família moradora no local. É cobrada uma taxa de ingresso no interior da gruta (R$ 10,00);
- No local você poderá ouvir história interessante sobre a vida dos nativos da região, as atividades econômicas, índios e piratas.
Como chegar na gruta do Acaiá:
- Caminhando desde Araçatiba, pela trilha T8 (que conduz até Provetá). Após deixar a praia de Araçatibinha, haverá um entroncamento onde inicia a trilha T7, passa pelas praias de Itaguaçú e Vermelha. Após a praia Vermelha a caminhada é de 5 km ida e volta;
- Fazendo um passeio de barco, escuna ou lancha desde Abraão, Bananal, Sitio forte, Araçatiba ou Praia Vermelha. Informe-se melhor em passeios marítimos;
- Pelo Flexboat Natiga 1 - (24) 999 228 918 ( Vivo ) que a faz a ligação de todas as praias desde Parnaioca até Bananal com Angra dos Reis.
Para visitar a Gruta você pode fazer um contato com os moradores do local, Valdeli ( “Grilo” ) ou Claudete e agendar sua visita. Telefones (24) 999.851.508.